Dicas para economizar energia no PC
Configure o sistema operacional para entrar em standby, após um tempo de desuso |
Desligue o PC quando se ausentar por mais de meia hora; desligue o monitor, quando a ausência for superior a 15 minutos |
Se possível troque seu monitor de tubo por um de LCD; o monitor de LCD é mais econômico |
Evite utilizar proteção de tela. Só use se tiver um monitor de tubo ou uma tela de plasma |
Quando não estiver usando a impressora ou scanner, deixe eles desligados da tomada |
Ao comprar um computador, dê preferência aos de processadores multicore; eles utilizam o poder de processamento conforme a demanda |
CPU
Para reduzir o consumo, o conselho é deixar o computador no modo standby (em espera) quando não estiver em uso. O Instituto Akatu – que trabalha na questão do consumo voltado para a sustentabilidade – recomenda desligar o computador, quando for se ausentar por mais de meia hora.
Fome de energia
A Akatu, em seu site, dá como exemplo o quanto é possível economizar desligando o computador durante a hora do almoço por um ano. Essa ação faz com que uma pessoa deixe de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2, que equivale à quantidade de carbono emitida por um carro ao percorrer 120 km.
Tempo para desligamento
A ONG recomenda desligar a máquina quando se ausentar por mais de 30 minutos. No caso de monitores, o ideal é desligá-lo quando se afastar por mais de 15 minutos.
Troca de monitor?
De acordo com o engenheiro elétrico da FEI Reinaldo Lopes um monitor de tubo antigo (CRT) gasta cerca de 150 W, enquanto um de LCD gasta algo em torno de 60 W. Logo, trocar um monitor CRT por um de tela fina não é bom apenas pela questão estética.
0 comentários:
Postar um comentário