Cooler
A partir do DX-33 que foi o primeiro processador da Intel a utilizar cooler naquela época, eram usados dissipadores com menos de um centímetro de altura e ventoinha minúsculas. (Conforme os processadores passaram a dissipar cada vez mais calor, os coolers foram crescendo na mesma proporção, até chegar às monstruosidades que vemos atualmente). Aqui temos um cooler para 486 dx-33 e um simples cooler Box da atualidade.OBS: cooler Box: são coolers que já vêm de fabrica junto com seu processador, os coolers que vendem separados do processador são chamados de OEM, e muitos são bem melhores que os Box.
Os Coolers para processadores com frequências maiores, ou voltados para quem deseja jogar, são muito maiores e mais pesados, com ventoinhas maiores, bases de cobre e heat-pipes, como este Air-cooler:
Tipos de coolers mais conhecidos.
Air-cooler
O mais comum e mais barato dos sistemas de refrigeração é o cooler à base de ar. Ele é composto por um dissipador — peça de cobre ou alumínio que faz contato com o processador e uma ventoinha que gira constantemente para remover o calor excessivo da CPU.A maioria dos chips da Intel e AMD traz um air-cooler. As ventoinhas desses sistemas podem girar em diferentes velocidades, contudo, o resfriamento do componente não depende apenas da quantidade de rotações por minuto.
O material empregado na construção do dissipador pode fazer toda diferença, por isso alguns coolers são tão caros.
A pasta térmica é outra peça-chave para a dissipação do calor. Essa substância parecida com cola é aplicada embaixo do dissipador e serve para preencher as lacunas de ar existentes entre o processador e o cooler. Vale lembrar que esse composto é um bom condutor de calor, o que ajuda na hora da refrigeração do chip.
Também é importante notar que existem muitas diferenças entre os modelos comercializados pelas tantas fabricantes. Alguns direcionam o calor para parte traseira do gabinete, enquanto outros jogam a energia excessiva para a lateral.
Water-cooler:
Processadores que trabalham com frequência acima do normal necessitam de um sistema de refrigeração mais eficiente.Para esses dispositivos, existem os “coolers à base d’água”. Eles reduzem a temperatura da unidade de processamento jogando um líquido refrigerante sobre o chip.
Diferente do air-cooler, o sistema de refrigeração a líquida conta com diversos itens para poder realizar o processo de resfriamento. Basicamente, essas soluções utilizam uma bomba integrada, um dissipador, um radiador, mangueiras e o fluído. Caso você queira uma explicação detalhada sobre os water-coolers.
Cooler heat pipes:
O terceiro tipo de cooler mais comum é o heat pipe. Ele é considerado como um sistema de refrigeração passivo, visto que utiliza apenas um dissipador e um líquido para refrigerar o processador.Na interface quente de um tubo de calor tem um líquido que em contanto com uma superfície sólida termicamente condutora se transforma em um vapor por absorção do calor a partir da referida superfície.
O vapor então viaja ao longo do tubo de calor para a interface fria e se condensa novamente em líquido, liberando o calor latente.
O líquido , em seguida, retorna para a interface quente, quer através de acção capilar , força centrífuga , ou gravidade, e o ciclo repete.
Devido aos coeficientes de transferência de calor muito elevado para ebulição e condensação , tubos de calor são condutores térmicos altamente eficazes. A condutividade térmica efetiva varia de acordo com o comprimento da tubulação de calor.
Esse sistema é mais utilizado em placas de vídeo, mas também é encontrado em coolers de processadores. No caso de sistemas para refrigeração de CPUs, os cooler heat pipes são utilizados em conjunto com os coolers à base de ar.
0 comentários:
Postar um comentário