O processador, componente “cérebro” do computador, é aquele que realiza as operações e cálculos. Hoje em dia um processador bom e rápido é requisito de muitos aplicativos e jogos pesados, como editores de vídeo e jogos de corrida.
Mas o que é exatamente um processador? Quais seus recursos e suas funções? Veja a seguir os conceitos de um processador.
Processador ou CPU (Central Processing Unit, ou Unidade de Processamento Central), é um tipo de microchip especializado. O processador tem como função acelerar, endereçar, resolver e preparar dados, isso depende da aplicação. Ele recebe uma determinada quantidade
de dados em padrão binário (0 e 1) e deve responder a esse volume,
processando a informação com base em instruções guardadas em sua
memória interna.
Um processador possui basicamente quatro componentes:
Unidade de controle (UC): Componente responsável pelo controle de ações a serem realizadas pelo computador, comandando os outros componentes;
Registrador: O registrador é a memória do processador. Ele armazena comandos que ajudam o ULA a calcular e processar os dados corretamente;
Memory Management Unit (MMU): Componente do processador que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória RAM do computador. O processador procura dados através de instruções na memória RAM e o MMU registra a localização dessas informações.
O processador também possui um circuito chamado clock, que mede os ciclos e orienta o ritmo da troca de informações no processador. A frequência da troca de informações no processador é media em ciclos por segundo (hertz). Um processador de 1,0 ghz significa que ele é capaz de realizar 1 bilhão de ciclos por segundo.
Os processadores da atualidade costumam possuir de 2,4 a 3,0 ghz. Os processadores também podem possuir mais de um núcleo, como os processadores dual core, que possui “duas CPUs” em um só processador, ou os processadores quad core, que possuem “quatro CPUs”.
Autor do site











