Mas o que seria de fato um disco rígido? Quais são suas funções (além de armazenar arquivos, claro) e recursos? Veja a seguir as definições de um disco rígido.
O disco rígido, popularmente conhecido como HD (Hard Disk), possui a principal função de armazenar arquivos, como dito acima. Diferente da memória RAM, que também possui a capacidade de armazenar arquivos, o disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações gravadas nele não são perdidas ao desligar o computador.
Os discos rígidos possuem um componente chamado platter, ou disco (o disco mencionado no texto acima), onde é armazenado todas as informações do computador. Os discos são afixados em um eixo de alumínio, que é capaz de girá-los em velocidades de 5600 a 7200 RPM nos
modelos comuns, e até 15000 RPM nos modelos mais avançados.
O HD funciona da seguinte maneira: todas as informações gravadas nele são escritas ou lidas por processos magnéticos que usam os imãs presentes na cabeça do braço de alumínio. Quando são gravadas informações, o campo magnético dos imãs reorganizam determinadas moléculas da superfície magnética do disco, alinhando os polos negativos com os positivos e vice-versa. Esses imãs mudam sua polaridade para informações em sequências complexas, que são baseadas no código binário dos computadores.
Acessar as informações escritas nos discos é possível porque as moléculas que estão alinhadas no momento da gravação da memória formam um campo magnético, que é lido pelas cabeças eletromagnéticas enquanto elas se movimentam pelo disco.
Os discos rígidos podem ser de vários tipos. O HD IDE/ATA é um dos modelos de HD antigos, hoje em dia o HD SATA é o mais comum, no entanto o HD SSD, que é muito mais rápido e eficiente, está tomando posse do mercado.
Essas foram as definições do que é um disco rígido. Esperamos que com essas informações você tenha entendido sobre o que é um HD e como funciona. Esperamos você no próximo artigo.
0 comentários:
Postar um comentário