Essas melhorias de segurança realmente parecem ter dado resultado: de acordo com a BitDefender, o Windows 8 é capaz de bloquear 85% dos malwares nativamente, sem precisar de nenhum outro programa de segurança. O estudo diz que o novo sistema operacional, com o Windows Defender ativado, foi infectado por 61 (15%) de 385 malwares analisados durante um teste controlado.
O pesquisador de segurança da BitDefender, Catalin Cosoi, diz que o Windows Defender do Windows 8, na hora de proteger o usuário contra malware, “é melhor que nada”. No entanto, ele também diz: “Mas não é muito melhor. A maioria dos antivírus populares pode ser melhor. A conclusão é clara: usar seu computador sem uma solução de segurança é extremamente arriscado”.
85% de detecção de malware é um número muito bom em comparação as outras versões do Windows, que não tinham antivírus integrado e possuíam poucos recursos de segurança. O Windows 8 consegue ser muito seguro por causa do Windows Defender integrado, então, se você não for optar por outro programa de segurança, evite desativar a solução da Microsoft.