O termo overclocking vem da ação de aumentar a velocidade de algum componente em um computador, forçando-o a trabalhar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante. Este método é normalmente aplicado ao processador ou GPU, mas outros componentes também podem usufruir do overclock.
Aumentar a velocidade de um componente provoca o processo de mais tarefas e operações por segundo e como consequência, é gerado um aumento adicional na temperatura do componente que em muitas vezes é preciso maior refrigeração e cuidados adicionais.
O que é overclock?
Recursos do Overclock
Se você está interessado em overclock no seu processador, você vai querer obter mais informações destinadas ao seu hardware em específico. Na internet há inúmeros fóruns onde as pessoas discutem suas experiências ao fazer overclok em seus processadores.
Uma última observação é que mesmo em CPUs do mesmo tipo e modelo, elas não são completamente idênticas. Uma CPU pode ter uma maior tolerância para uma determinada aceleração, enquanto outra CPU no mesmo modelo pode não ser estável às mesmas velocidades. Isso tudo se resume a variações naturais no processo de fabricação, ambientes climáticos, localidade e etc.