Uma das muitas dúvidas ao se ter uma placa de vídeo no computador é saber se ela é onboard (integrada a placa-mãe) ou offboard (não integrada a placa-mãe). Por causa da diferença de desempenho e recursos entre os dois tipos de placa, muitos usuários desejam saber essa informação, que pode ser útil para determinar o que a placa de vídeo pode ou não rodar.
Placa de vídeo onboard: como já citado acima, placas de vídeo onboard vêm integradas a placa mãe. Elas geralmente possuem muita pouca memória dedicada e utilizam memória do sistema como parte de sua própria memória – o que pode ser chamado de memória compartilhada. No entanto, isso reduz muito o desempenho da placa, fazendo com que ela não seja recomendada para executar aplicativos e jogos mais pesados.
Placa de vídeo offboard: como também citado acima, as placas de vídeo offboard não vêm integradas a placa mãe, podendo serem trocadas ou removidas. Esse tipo de placa possui memória dedicada e um processador próprio – a GPU – que trabalha em conjunto com a placa de vídeo para obter um excelente desempenho em aplicativos e jogos. A placa de vídeo offboard é muito recomendada para executar aplicativos e jogos que requerem bastante poder e processamento gráfico, sendo que, para desfrutar dos jogos de última geração, é necessário uma placa desse modelo.
Neste tutorial, ensinaremos a identificar se a placa de vídeo do seu computador é onboard ou offboard. Veja a seguir:
Identificando se a placa de vídeo é onboard ou offboard
Passo 1: Clique com o botão direito na Área de Trabalho e clique em Resolução da Tela.
Passo 2: Na janela de Resolução de tela, clique em Configurações avançadas. A janela que abre irá exibir informações da placa de vídeo.
Passo 3: Verifique na janela quanta Memória de Vídeo Dedicada a placa de vídeo possui. Se a Memória de Vídeo Dedicada for de 0 MB, sua placa de vídeo é onboard. Se a Memória de Vídeo Dedicada possuir outro valor (ex: 256 MB), sua placa de vídeo é offboard.