Se você está apenas propenso a perder seu telefone em sua casa ou você está preocupado com a segurança dos dados caso o seu dispositivo seja roubado ou perdido, não há nenhuma boa razão para ignorar os recursos de segurança que estão disponíveis através do aplicativo oficial: Gerenciador de dispositivos. É um app desenvolvido pela Google de modo gratuito tornando-se nativo ao sistema, onde você pode acessá-lo para localizar o seu dispositivo e / ou apagar seus dados remotamente a partir de qualquer computador.
O que eu preciso?
Para acompanhar este tutorial você vai precisar de:
- 1 dispositivo Android rodando o Android OS 2.2 +
- 1 conta do Google
Habilitando o Android Device Manager
Por padrão, o novo recurso Android Device Manager vem desabilitado. Para habilitá-lo, pegue o seu telefone Android e navegue até Configurações -> Segurança -> Administradores do dispositivo. Vá em frente e marque a caixa Android Gerenciador de Dispositivos.
Você será solicitado com tela de segurança a seguir:
Vá em frente e ative as funções do aplicativo, podendo assim voltar para a tela inicial do dispositivo para uso normal.
Gerenciando seu Android através do Web Device Manager
Já que o Gerenciador de dispositivos está ativo em seu Android, você pode começar a administrá-lo a partir do portal web do Device Manager para Android, disponível em:https://www.google.com/android/devicemanager . A primeira vez que você acessar o serviço que você precisa para aceitar um acordo para permitir que o Gerenciador de dispositivos Android utilize seus dados de localização.
Você pode selecionar as seguintes opções:
- Tocar. Ativa o toque do telefone durante 5 minutos no volume máximo, mesmo que esteja no modo silencioso ou de vibração.
- Bloquear. Bloqueia o dispositivo com uma nova senha.
- Limpar. Exclui permanentemente todos os dados.
Primeiro, usando dados de localização GPS / Wi-Fi do telefone, você pode localizar o telefone. Este recurso é dependente de dados de GPS recentes, e se a funcionalidade GPS / localização foi desligada no telefone por um período de tempo (digamos, vários dias), ele vai simplesmente irá informar que o local não está disponível
E finalmente, você pode limpar remotamente o seu dispositivo acessando o botão "Apagar".
Dispositivos off-line ou desligados
Se o dispositivo estiver off-line, o Gerenciador de dispositivos Android não será capaz de chamá-lo, bloqueá-lo ou apagar os dados até que haja uma conexão de dados móveis ou Wi-Fi. Selecionando qualquer opção, a ação solicitada por você será realizada imediatamente assim que o dispositivo estiver on-line novamente.
Resumindo…
Este método de "Wipe" é muito útil para quem possui dados e informações valiosas dentro do seu dispositivo. Eu espero que não, mas caso seu aparelho caia em mãos erradas a utilização deste serviço poupará muitas dores de cabeça. Disponível gratuitamente na Google Play o Gerenciador de dispositivos Android não funciona com os dispositivos desligados. Mas realmente vale a pena tê-lo configurado em nosso smartphone ou tablet! 