O seu dispositivo em um momento liga, em outro desliga. Então você abre a tampa traseira e verifica que a bateria está visivelmente "inchada", como se estivesse prestes a explodir (literalmente falando, claro).
Como proceder em uma situação como esta? Será perigoso? Porque é que aconteceu? Devo substituí-la?
A causa da "Bateria inchada" pode ser uma entre várias causas possíveis como: condições adversas de calor, umidade, fabricação defeituosa ou até mesmo a forma de como é carregada. Saiba mais sobre este fenômeno não tão comum assim e como proceder em situações como esta.
Há algum tempo atrás decidi resgatar um abandonado smartphone Samsung Galaxy W para instalar uma ROM Customizada. Tentei ligá-lo, mas no meio do boot, após alguns segundos ele desligava sozinho.
Porque é que as baterias incham?
Segundo a NFPA National Fire Protection Association, "Uma bateria inchada pode ser fruto de um aumento da pressão interna no interior das células da bateria (células pouch ou bolsa, no caso dos smartphones). O inchaço pode ser causado por uma variedade de reações químicas adversas tais como: Excesso de carga, armazenamento a temperaturas não ideais e intrusão de fluidos". Apublicação refere que o inchaço das células pode tornar menos provável o aquecimento excessivo e possivelmente dando fim à destruição ou explosão da bateria, mas pode também resultar no rápido "vazamento"da capacidade da bateria.
Os fabricantes afirmam que as células inchadas são seguras e, embora seja verdade, nunca se devemos "furar" a bateria, podendo mesmo resultar na sua ignição ou explosão. Para prevenir esta situação os fabricantes costumam criar um espaço adicional fora da célula, o chamado "saco de gás". Durante a primeira carga da bateria no processo de fabricação, os gases escapam para este saco que depois é retirado fora, tudo isto durante o processo de acabamento da bateria antes de chegar ao consumidor.
O site The Tech Corner acaba por resumir as 3 principais causas para o estufamento ou inchaço de uma bateria.
- Carregamento excessivo – Não deve ser um problema utilizar sempre o carregador oficial que veio com o equipamento, mas por N motivos, até os próprios carregadores se avariam com o tempo de uso, resultando no carregamento mínimo ou excessivo da bateria. E também não existe nenhuma boa razão para deixar os dispositivos infinitamente ligados ao carregador, quando estes já estão completamente carregados.
- Aquecimento – Se a temperatura da bateria aumenta rapidamente (devido ao carregamento ou rápido descarregamento durante a sua utilização), poderá afetar negativamente a química interna da bateria, resultando no inchaço da mesma.
- Fabricação defeituosa – Neste caso, não há muito o que fazer, dado que o problema reside no próprio processo de fabricação. As baterias mal construídas darão problemas mais cedo ou mais tarde no dispositivo. Por exemplo, baterias "genéricas", não oficiais, ou aquelas que "prometem" mais mAh, não possuem qualquer garantia de qualidade do seu processo de fabricação.
O que fazer se uma bateria inchar ou estufar?
Primeiramente devemos substituí-la imediatamente!
Não se deve brincar com uma bateria inchada – é algo perigoso, fato que poderá arrebentar edestruir seu querido equipamento eletrônico e no pior dos casos, há risco de até mesmo explodir ecausar um incêndio. Não devemos em hipótese alguma tentar carregar novamente uma bateria inchada, pois os efeitos poderão ser catastróficos. Na teoria, se um "corpo ja está cheio" continuar recebendo alimentação, a tendência fatal é a ruptura de algum espaço milimetricamente mais frágil. Isso é o que ocasiona a explosão.