Contact Online

Sejam bem vindos ao site Virtual Dados. Estamos atualizando nossos conteúdos diariamente,Então fique atento!

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Um pouco Sobre a História da Placa Mãe

Virtual Dados Informática   at  04:52:00  No comments

Placa mãe :

Um pouco da história:
Os primeiros computadores não possuíam uma placa mãe, toda parte física ficava organizada dentro de salas enormes, os componentes dos computadores eram dispostos em blocos separados. Além do mais a utilização do computador neste período voltava-se para o uso militar, Esses computadores eram exclusividades de apenas alguns países.
placa mãe (do inglês: mainboard ou motherboard) é um componente de hardware que liga todos os outros periféricos, fazendo a comunicação entre eles, além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete.
A primeira placa mãe surgiu inicialmente em um computador foi da empresa IBM, no ano de 1982. O design das placas mãe continua basicamente o mesmo das primeiras, até os dias atuais. A placa mãe da IBM assim como as sucessoras tem portas e slots para vários tipos de Hardwares, que são ligados nela para que a comunicação entre os componentes seja possível. HD, Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo, tudo é conectado à placa Mãe.

“Onboard” é o termo empregado para distinguir placas mãe que possuem um ou mais dispositivos de expansão integrados.
“Offboard”, não contém todos itens integrados, isto é, no máximo uma placa de som ou rede onboard. O principal fator que determina que a placa mãe é offboard, é a falta do conector de vídeo integrado.

COMPONENTES DE UMA PLACA MÃE PODEM SER

Onboard:
onbord

Offboard:
off bord
 Notem que na placa mãe offboard acima não contem os conectores de vídeo que na placa mãe  onboard contém.
conector de video

Padrões  de Placa mãe:

AT:

Advanced Technology Espaço interno reduzido facilitando a circulação de ar. O conector de alimentação da fonte AT, é composto por dois plugs semelhantes. Se estes conectores sejam invertidos e a fonte de alimentação seja ligada, a placa-mãe se queimará. Com o padrão AT, é necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador já pode ser desligado e clicar no botão “Power” presente na parte frontal do gabinete. seu conector de alimnetação possui 12 Pinos diferentes atx. Seu uso foi constante de 1983 até 1996.Os modelos AT geralmente são encontrados com slots ISA, EISA, VESAnos primeiro modelos e, ISA e PCI.
at

ATX:

Advanced  Tecnology Extendend. O maior espaço interno, proporcionando maior ventilação. Conectores de unico encaixe paralelo. 20 a 24 Pinos. 4 Pinos exclusivos para o processador.
atx

BTX :

É um formato de motherboards criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objetivo do BTX foi aperfeiçoar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado.
btxjpg

ITX:

É um padrão de placa-mãe criado em outubro de 2001 pela VIA Technologies.
Destinada a computadores altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um computador para poder navegar na Internet e editar textos.
A intenção da placa ITX é ter tudo on-board, ou seja, vídeo, áudio, modem e rede integrados na placa-mãe.
Outra diferença dessa placa-mãe está em sua fonte de alimentação. Como possui menos periféricos, reduzindo assim o consumo de energia, sua fonte de alimentação pode ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.
itx

LPX:

As placas padrão LPX possuem uma característica que as torna facilmente identificáveis: Possui uma placa “em pé” que se encaixa em uma conexão específica da placa principal. Nesta placa é encaixada as demais placas do computador. Formato de placas-mãe usado por alguns PCs “de marca” como por exemplo Compaq. Seu principal diferencial é não ter slots.
Os slots estão localizados em uma placa a parte, também chamada “backplane”, que é encaixada à placa-mãe através de um conector especial. Seu tamanho padrão é de 22 cm x 33 cm. Existe ainda um padrão menor, chamado Mini LPX, que mede 25,4 cm x 21,8 cm. Esse padrão foi criado para permitir PCs mais “finos”, já que as placas de expansão em vez de ficarem perpendiculares à placa-mãe, como é o normal, ficam paralelas.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dentre outros padrões:

VIA_Mini-ITX_Form_Factor_Comparison

Tags:
Autor do site

Write admin description here..

0 comentários:

© 2013 Virtual Dados. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9
Blogger templates. Proudly Powered by Blogger.